Um detento denunciou, em um vídeo, que foi espancado por colegas por não concordar com um plano de fuga da Penitenciária de Jataí, no sudoeste de Goiás. Apesar de a informação ter sido repassada à unidade no sábado (19), os presos conseguiram seguir com o planejamento e 17 escaparam do local na noite de segunda-feira (21).
Na imagem, feita por um vigilante do presídio, o detento aparece com machucados no rosto e peito e diz que foi agredido por outros presos. Ele também falou sobre o plano de fuga.
“Já está programado, doutor. Vai ser hoje de madrugada, amanhã. Eu fui peitar eles, disse para não fazerem isso, aí desceram o pau. Eles vão pegar os agentes para levar um punhado de gente embora”, relatou o interno.
Apesar da denúncia, os presos conseguiram serrar as grades de uma das celas e fugiram por um portão, onde está sendo construída uma nova ala da penitenciária. Cadeados foram encontrados quebrados no local.
A Polícia Militar foi acionada e fez buscas pelos detentos mas, até a manhã desta terça-feira (22), nenhum deles havia sido recapturado, segundo a Superintendência Executiva de Administração Penitenciaria (Seap).
Em nota, divulgada nesta manhã, a secretaria informou que o coordenador regional e o coordenador da unidade foram afastados. Além disso, uma sindicância foi instaurada para esclarecer as circunstâncias da fuga e da agressão ao detento, que recebeu os devidos cuidados médicos e foi remanejado para uma cela diferenciada “com o objetivo de garantir a integridade física”.
A Seap destacou, ainda, que a Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.