Aprovados concurso CE 2014

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Agentes penitenciários de Manaus denunciam plano de rebelião



Agentes penitenciários denunciam plano de nova rebelião no Ipat, no AM
Motim na mesma prisão registrou fuga histórica, na última semana.
Agentes chegaram a impedir visitas de familiares neste domingo (15).




Agentes penitenciários do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado na BR-174, em Manaus, denunciaram um suposto plano de uma nova rebelião no presídio. Eles reclamam ainda da falta de segurança no trabalho e dizem estar sofrendo ameaças.

No domingo (15), eles cruzaram os braços e protestaram impedindo a entrada dos familiares dos presos na unidade para visitas. "A gente só quer a nossa segurança porque aqui está sem condições. Os caras [detentos] estão ameaçando, a situação está tensa, não tem como trabalhar", disse um dos agentes.

A entrada dos familiares só foi autorizada depois de uma reunião entre os agentes e o diretor do presídio. Na última terça-feira (9), presos se rebelaram 176 conseguiram escapar, na maior fuga da história carcerária do Amazonas.

Por conta dos estragos provocados na estrutura do Ipat, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) suspendeu as visitas na unidade. Os familiares queriam entregar comida e itens de higiene para os detentos, mas foram impedidos, o que gerou revolta e reclamações. A situação só foi normalizada no fim da manhã do domingo quando o diretor e os agentes entraram em acordo, e os familiares foram autorizados a deixar os itens para os detentos.

Em meio à crise no sistema prisional do estado, o policiamento na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, foi reforçado, segundo funcionários que não quiseram se identificar. Na última quinta-feira (18), os detentos fizeram um motim e incendiaram parte da cadeia, o que não impediu que houvesse visitas normalmente neste domingo.

Na última rebelião, 176 presos fugiram da unidade prisional. Até esta segunda-feira (15), 79 continuavam foragidos. O preso considerado mais perigoso da unidade, Alan Castimário, o 'Nanico', foi recapturado no sábado (13). Outro suspeito de alta periculosidade que conseguiu fugir, Rodrigo Alves, apontado como um dos suspeitos de matar três membros da família Belota em janeiro deste ano, também foi recapturado.

A Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) informou que todo o sistema penitenciário do estado está sendo monitorado pela Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Fonte: Portal G1

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.