Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, (08.10) pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos
Humanos (Sejudh) a “Operação Legalidade”, na Penitenciária Central do Estado (PCE) cujo objetivo é separar os presos condenados dos provisórios. A operação também terá a função de buscar maior eficácia no tratamento aos portadores ou diagnosticados com doenças infecto-contagiosas, como a tuberculose.
Segundo o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esta operação representa uma das etapas do processo de modernização e humanização do Sistema Penitenciário.
"A Operação Legalidade visa ainda colocar em prática o Procedimento Operacional Padrão disciplinando a rotina da unidade conforme protocolo pré estabelecido coletivamente por estudiosos e operadores do sistema penitenciário no Estado, e em outras unidades da federação”.
O nome da operação atende justamente ao previsto na Lei de Execução Penal quanto a separação dos presos condenados e provisórios na unidade penitenciária e os aspectos de saúde coletiva.
A operação conta com o apoio dos militares (do Corpo de Bombeiros e Policia Militare).
“Esta operação tem a previsão de término em cinco dias e conta com o efetivo de 200 Agentes Penitenciários tanto da unidade local, quando de várias Unidades Penais do estado”.
Todos os Agentes Penitenciários que trabalham nesta operação foram capacitados dentro e fora do Estado em intervenção rápida em ambiente carcerário, operações especiais e porte de arma. DESTAQUE AOS CURSOS DO GIR, COPE realizado no Estado de Mato Grosso e a nível nacional o DPOE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.