Estimados Servidores Penitenciários, não é de hoje que temos denunciado o jogo imundo e trapaceiro daqueles que têm se comportado como pelegos contra a nossa categoria. Através deste manifesto colocamos para a nossa classe que o processo eleitoral promovido pelo SINSPEB tem sido alvo de manobras e trapaças orquestradas por membros da citada entidade, conforme fatos apresentados abaixo:
1 - Apesar do processo eleitoral do SINSPEB ter sido precipitado, OS ALGOZES travestidos de sindicalistas não conseguiram impedir a inscrição da Chapa LEVANTE E LUTE, no dia 06/09/13. Este fato causou explícito desespero do diretor financeiro e organização do SINSPEB, que logo após a inscrição da nossa chapa, desautorizou que a secretária do sindicato recebesse de nossas mãos, do diretor do SINDIPOC e do servidor do SINDIPETRO, que nos acompanhava, o Ofício – REFERENTE: A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL. Diante desse vexame as testemunhas presentes e os membros da chapa LEVENTE E LUTE, se retiraram do recinto, já que não estávamos ali para cair na provocação infantil e descontrolada, a comprometer o nosso trabalho sério junto à categoria.
2 – No dia 10 de setembro de 2013, fizemos o envio do documento por AR/SEDEX, cujo número para rastreamento é SA319988765BR; confirma que no dia seguinte, 11 de setembro de 2013, o Ofício REFERENTE: COMPOSIÇÃO DA CAMISSÃO ELEITORAL fora entregue oficialmente no Sindicato. Apesar de todo esforço para a formação da Comissão Eleitoral eles continuam desrespeitando o nosso Estatuto e o Regulamento Eleitoral.
3 – Em razão da falta de transparência, a chapa LEVANTE E LUTE, em reunião, decidiu denunciar a situação da não criação da Comissão Eleitoral a nossa categoria, por meio do documento: GOLPE POR MEDO DE PERDER A ELEIÇÃO e na sexta-feira, dia 11 de setembro, realizamos um Ato de Repúdio, com uma grande panfletagem que contou com a participação de muitos servidores e servidoras penitenciárias, no Complexo Penitenciário de Mata Escura. Apesar do esforço, e da indignação da nossa categoria, eles se mantêm indiferentes sem dar uma resposta sobre a Comissão Eleitoral. Convidamos membros da chapa Coletivo Renovação (Reivon e Geonias) para conversar e participar do Ato, por entendermos que a situação era de interesse comum.
4 – Por meio de um componente da chapa Coletivo Renovação fomos informados que “o Sr. Nelson ligou para informar que haveria uma reunião no dia 20 de setembro de 2013, às 11:00, para tratar sobre a Comissão Eleitoral, na sede do Sindicato”. Contudo, o mesmo não ligou para Roquildes Ramos, designado pela chapa LEVANTE E LUTE, para qualquer contato, seja por telefone, por e-mail, por carta, ou seja, não foi feito contato nenhum, sobre esta reunião, com o claro propósito de nos deixar de fora da mesma. Quanta discriminação, quanto medo.
5 – Já que não fomos convocado e muito menos convidado oficialmente para participar dessa reunião, deliberamos que iríamos até a sede do Sindicato para participar da reunião. Crispiniano França Ferreira Pio, então chegou à sede do Sindicato, no dia 20/09, ás 10:20, sendo informado por membro da chapa Coletivo Renovação que Nelson informará que não haveria mais reunião, pois, um membro da chapa estava doente. Frente a esta situação ficou declaradamente constatado que estão manipulando todo o processo eleitoral para prejudicar, não apenas a chapa LEVANTE E LUTE, mas, para impedir que a eleição do SINSPEB seja transparente e segura, pois, apostam em desmotivar a nossa categoria para que se interesse por este processo eleitoral. Afinal, sabem que não tem o apoio da base, querem viciar todo processo eleitoral.
6 – Frente às mentiras, as orquestrações, o uso do poder de forma exacerbada, Crispiniano França Ferreira Pio, membro da nossa chapa, solicitou documento que comprovasse a ida dele naquele Sindicato. Conforme relato dele, presenciado por membros de outra chapa, houve resistência, do Sr. João Santana, que só fez o documento depois de muita pressão dos presentes. O documento foi feito de má fé, intencionalmente, para responsabilizar as demais chapas pela suspensão da reunião e ao mesmo tempo dizer que houve consenso. Vejam no documento que:
1 – não é assinado pelo responsável que o produziu;
2 – quem o produziu não se identifica no documento, fazendo crê que o mesmo foi feito por qualquer um dos membros das chapas que assinam o documento;
3 – o documento alega motivo de saúde, mas, não específica “o motivo de saúde”;
4 – que o motivo de saúde era de um dos representantes das chapas, mas, não diz quem;
4 – não menciona de qual chapa é um dos representantes;
5 – mas que “motivo de saúde” é este, já que em si “motivo de saúde” não significa está doente, hospitalizado, motivo de doença. etc.
6 – contudo, o suposto “motivo de saúde” de representante de chapa não é justificativa estatutária e, muito menos, do regulamento eleitoral para impedir criação da Comissão Eleitoral.
Colocamos cópia do documento a disposição da categoria para que possa ver e verificar que não estamos enfeitando por meio do discurso, mas, sendo alvo diariamente desses pelegos por estarmos nos levantando e lutando por nossa categoria.
Estas pessoas veem cumprindo fielmente a cartilha de cartas marcadas para impedir que as eleições ocorram de forma limpa, transparente, muito menos, já em pé de igualdade, respeito e compromisso. Não podemos aceitar que isso continue acontecendo, pois, o prejuízo é coletivo, e, principalmente, de todos, sejam aqueles que acreditam no projeto da Levante e Lute, sejam daqueles que apostam no Coletivo Renovação. Nunca nos calamos e não será agora. Sendo assim, acreditamos que também é dever de todos aqueles que acreditam nas eleições, fazer algo pelo fortalecimento da nossa categoria. QUEREMOS IGUALDADE E TRANSPARÊNCIA.
Estimados colegas, LEVANTE E LUTE, por um sindicato autônomo, transparente e independente.
LEVANTE E LUTE.
Por: Roquildes Ramos Silveira
Obs: ajude-nos a repassar esta informação, faça parte dessa solidariedade.