Aprovados concurso CE 2014

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Após barbárie, 22 presos são transferidos do presídio de Pedrinhas no Maranhão

Os detentos foram encaminhados para quatro presídios federais em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO)





Após as mortes de presidiários em série, com cenas de barbárie extrema no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o governo do Maranhão transferiu 22 detentos nesta terça-feira para presídios federais em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Nesta terça, a presidente Dilma Rousseff convocou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir a situação carcerária maranhense e avaliar as possibilidades de ajuda do governo federal para controlar a onda de mortes em Pedrinhas.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) aceitou a transferência de detentos para tentar isolar os líderes de facções criminosas que atuam no Estado. Eles são acusados pela polícia de ordenarem ataques a ônibus e delegacias, em São Luís, em represália à presença da Tropa de Choque da Polícia Militar no presídio.

O Ministério Público maranhense já havia recomendado o envio da Força Nacional de Segurança para o local.

Investimentos – Apesar de o Ministério da Justiça ter informado que, de 2003 e 2013, foram investidos cerca de 55 milhões de reais na construção de sete novas unidades e na melhoria do sistema prisional no Estado, no caso do Maranhão, os recursos foram devolvidos aos cofres públicos sem ser utilizados porque a gestão de Roseana não preencheu requisitos técnicos para o início das obras.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vistoriou o presídio de Pedrinhas, a situação do complexo é de “completa insalubridade”, com fezes espalhadas no mesmo local de preparação dos alimentos. A promessa da governadora ao CNJ era que o governo estadual iria investir, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 53 milhões de reais na construção de onze penitenciárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.