O Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN solicitou a intervenção de equipes da saúde em algumas unidades prisionais do Estado, diante da morte do agente penitenciário Daniel Luz, que, de acordo com sua família, a causa foi atestada como meningite.
Presidente do Sindicato, Vilma Batista acredita que “possivelmente ele pegou a doença na penitenciária Mário Negócio, onde trabalhava, pois começou com uma gripe, depois uma infecção no ouvido, resultando em meningite”. Informa que em unidades prisionais foram constatados riscos altos de Doença de Chagas, e que o sindicato vem recebendo “constantemente relatos de encontro de barbeiros na unidade de Caraúbas e na própria penitenciária Mário Negócio, em Mossoró. Ou seja, o risco da contaminação da doença de Chagas é alto”.
A preocupação é com agentes que trabalhavam com Daniel e os próprios detentos. Ressalta que esses problemas se agravam devido às estruturas precárias dos presídios do Estado. “Boa parte deles não dispõe de um sistema eficaz de esgoto e dejetos vazam para os pátios em áreas bem próximas ao convívio social dos servidores e dos presos”.
Alerta: “Essa é uma situação que precisa de urgência e de solução emergencial, pois estamos lidando com vidas. Infelizmente, perdemos o agente Daniel Luz e não queremos ver outros colegas mortos pela insalubridade do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte”.
Fonte: Blog Tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.