Agentes penitenciários protestam contra absolvição de presos flagrados em túnel de fuga
Sete presos cavaram um túnel para fugir do presídio de Ariquemes no último sábado (03). Mas, para a surpresa da população da cidade, em audiência na manhã desta quarta-feira (07), a juíza de Execuções Penais justificou a conduta dos presos, liberando-os de qualquer punição.
Isto revoltou os agentes penitenciários que frustraram a tentativa de fuga. “Colocamos em risco a nossa vida para manter a sociedade protegida e o judiciário faz uma atitude dessa. Por isso, muitas pessoas estão fazendo justiça com as próprias mãos, já que as instituições constituídas não dão uma resposta à altura dos pedidos da população”, disse um agente que pediu para não ter a identidade revelada por medo de represálias.
Segundo uma pesquisa feita pelo Rondônia Vip, os presos envolvidos estariam sujeitos a falta grave, o que resultaria na suspensão do banho de sol, visitas íntimas e até um período na solitária.
De acordo com os agentes penitenciários, não é a primeira vez que presos tentam fugir do presídio de Ariquemes. “Recentemente, houve uma fuga, onde não conseguimos evitá-la. Desta vez, impedimos. Mas, a tendência é só aumentar esse tipo de ação, já que um novo presídio, longe da cidade, está prestes a ser inaugurado. Lá, o regime será diferenciado, não pegará sinal de celular. Com isso, os presos estão apreensivos com medo de perder certas regalias que têm hoje”, afirmou outro agente penitenciário que trabalha no local que também pediu para não ter o nome divulgado.
Outro lado
Entramos em contato com a Vara de Execuções Penais de Ariquemes, mas fomos informados por um funcionário que a juíza viajou logo depois da audiência para fazer um curso fora da cidade. Diante disso, ninguém resolveu comentar o assunto.
Fonte: Jornal Rondonia vip
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.