Aprovados concurso CE 2014

terça-feira, 30 de abril de 2013

Vergonha na Bahia: Governo envia à ALBA proposta de 2,5% de reajuste dos servidores

Reajuste dos servidores públicos do Estado da Bahia

O Governo do Estado enviou, nesta segunda-feira (29), à Assembleia Legislativa, projeto de lei que define o reajuste geral dos servidores públicos de 2,5%, com efeito retroativo a janeiro deste ano.

O reajuste é fruto do esforço da administração estadual para recomposição dos vencimentos dos servidores públicos. Em 2012, o Estado passou por uma considerável frustração de receita. No último mês de março, o repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi inferior a R$ 300 milhões, comparado ao de fevereiro.
Ganho real acima da inflação
No acumulado dos últimos sete anos, todos os servidores públicos estaduais tiveram ganho real acima dos índices da inflação. Além disso, categorias como professores e policiais militares tiveram negociações diferenciadas.
Neste mês de abril, os professores licenciados, que fizeram curso, terão direito, além dos 2,5%, outros 7% por meio de promoção. Já os policiais militares, de acordo com a lei 12.566/12, que estabelece a progressão dos servidores nos níveis da Gratificação por Atividade Policial (GAP), receberam a segunda parcela da GAP IV. A primeira foi paga em novembro do ano passado.
Fonte: SECOM

Dois detentos morrem durante fuga da penitenciária de Francisco Sá

Detentos trocam tiros com Agentes e morrem durante tentativa de fuga da penitenciária

dois detentos morrem em fuga de presídio

Tentativa de fuga aconteceu após consulta médica em hospital.
Durante troca de tiros, dois agentes e um detento também ficaram feridos.

Dois presos morreram em uma tentativa de fuga da penitenciária de segurança máxima em Franciso Sá, Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (29).


Quatro detentos estariam passando mal e foram levados para um hospital da cidade. Após o atendimento, a viatura do sistema prisional em que estavam foi interceptada na porta do hospital por quatro homens em uma caminhonete. Houve troca de tiros e dois agentes e um detento ficaram feridos.

Continuar lendo: Globo.com

Governo Federal cria manual para infiltrar Agentes em presídios

Manual ensina como infiltrar Agentes nos presídios do Brasil


Confrontado com o fortalecimento do narcotráfico e organizações criminosas mais complexas, o governo federal criou um manual de inteligência para ser adotado em presídios de todo o País. Intitulado Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária, o documento - classificado como reservado, o que o deixará escondido por cinco anos - prevê técnicas de disfarce para agentes e medidas como a intercepção postal de correspondências.

Continuar lendoEstadão

Capitão da PM é preso suspeito de fraude em concurso da Polícia Militar

Suspeita de fraude em concurso da Polícia Militar de Minas Gerais envolve Capitão da PM

Fraude em concurso da Polícia militar envolve Caítão da PM


Um capitão da Polícia Militar foi preso nesta segunda-feira (29), suspeito de participar de fraude no concurso público da corporação realizado neste domingo (28). Um ex-militar está foragido e também é apontado como participante do susposto esquema. São eles: Daílson da Silva e José Carlos Eulálio.
Continuar lendoGLOBO.COM

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Capturado Agente penitenciário que matou presidiário

     Menos de 24 horas, Agente penitenciário é capturado


Menos de 24 horas depois de assassinar, com um tiro na cabeça, o presidiário Hélio Conceição Manoel, 38 anos, no bairro Bonadiman, o agente penitenciário José Antônio Carmo Pereira, 44, foi preso por investigadores da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Teixeira de Freitas).
Segundo informou o coordenador regional, delegado Marcos Vinicius, o agente penitenciário emboscou Hélio – que estaria mantendo um relacionamento amoroso com sua mulher – por volta das 6 horas de terça-feira (23), quando ele, cumprindo pena em regime semi-aberto, deixava a penitenciária para trabalhar. A vítima fora condenada a 16 anos de prisão, pela morte da companheira Elineura Viana Santos, em agosto de 2008, num bar, na cidade do Prado, após agredi-la com chutes na cabeça.
Na delegacia, José Antônio disse ter contratado Hélio para fazer serviços de pedreiro em casa, quando ele começou a se aproximar de sua mulher. O presidiário também teria dito que mataria o filho do casal, se ele fosse um empecilho para a continuidade do relacionamento. Autuado em flagrante por homicídio, José Antônio ficará custodiado na carceragem da 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Agente penitenciário assassina presidiário que deixava colônia penal para trabalhar


Segundo noticiado pela imprensa, o agente penitenciário assassinou o presidiário, no município de Teixeira de freitas, alegando ciúmes.

Informações vinda de Agentes penitenciários da região dão conta que a matéria não é totalmente verdadeira. De acordo com um colega que não quis revelar o nome, o Agente penitenciário, realmente, empregou o presidiário como pedreiro en sua casa, e que depois de algum tempo, o apenado passou a tentar seduzir a companheira do acusado.

A esposa do agente penitenciário teria relatado o assédio ao companheiro e que o presidiário a teria ameçado de morte, incluindo toda família, se a mesma não cedesse ao cortejo. Não satisfeito, o criminoso tentou, sem obter êxito, estuprar a companheira do servidor público.
Na nossa opinião, sem querer julgá-lo, porque não nos compete,o Agente penitenciário cometeu dois equívocos: O primeiro, foi dar emprego ao preso. Esta postura, além de anti-ética, segue contrário aos preceitos legais. O segundo, foi não prestar queixa do assédio e da tentativa de estupro na delegacia e levar o acontecido ao conhecimento da autoridade prisional competente.

Agente penitenciário ganha medalha da Câmara Municipal

Agente penitenciário ganha medalha excepcional da Câmara Municipal

O ato solene ocorreu no município mineiro de Juíz de fora, com a congratulação do Agente penitenciário Giovane de Moraes Gomes, agora Diretor Geral do centro de remanejamento do Sistema prisional desde 2007.
O premiado, orgulha-se de participar de uma gestão em que distingue-se pelo resgate a autoconfiança dos Agentes penitenciários e demais servidores do sistema penitenciário, dando atenção também à dignidade e respeito aos presos.
O reconhecimento do poder público ao Agente Giovane de Moraes é uma demonstração de que o município de Juíz de fora está voltado para uma gestão de respeito à sociedade, ao trabalhador prisional e a população carcerária.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Audiência avalia aposentadoria especial para quem exerce atividade de risco

Audiência avalia projeto que beneficia Agentes penitenciários, policiais, oficiais de justiça, Agentes da Justiça Federal e auditores fiscais do Trabalho e da Receita Federal.

agente penitenciário e a aposentadoria especial

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discute hoje o Projeto de Lei Complementar 554/10, que trata da concessão de aposentadoria especial a policiais e agentes penitenciários.
A Constituição já prevê a concessão de aposentadoria especial para servidores que exercem atividade de risco, mas esse dispositivo ainda não foi regulamentado. O projeto do governo deixa de fora categorias como oficiais de justiça, integrantes do Ministério Público e juízes.


O PLP 554/10 foi apensado ao PLP 330/06, que trata de assunto semelhante. Os textos já foram aprovados pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (na forma de substitutivo que estende o benefício para outras atividades de risco, como guardas municipais); e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Faltam ser analisados pela Comissão de Trabalho e pelo Plenário.
Críticas
Entidades representativas de policiais afirmam que o PLP 554/10 representa um retrocesso em relação à atual Lei Complementar 51/85, recepcionada pela emendas constitucionais 2041 e 47. O projeto pretende substituir a LC 51, mas não garante a integralidade no ato da aposentadoria, bem como a paridade entre ativos e inativos, além de exigir que o servidor que exerce atividade de riscos só faça jus à aposentadoria especial se cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos:
- 30 anos de contribuição, sendo 25 deles de efetivo exercício em atividade de risco;
- 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria;
- 55 anos de idade, se homem, e 50, se mulher.


A Lei Complementar 51/85 concede ao policial o direito à aposentadoria integral após 30 anos de serviço e 20 em cargo de natureza estritamente policial. A lei não menciona paridade, que garante aposentadoria com proventos integrais, nem faz distinção entre homens e mulheres. A legislação atual também é aplicada aos policiais da Câmara e do Senado.



Debatedores

A audiência, proposta pelo deputado Policarpo (PT-DF), ouvirá:
- o presidente da Federação das Entidades Representativas dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil (Fojebra), Paulo Sérgio Costa da Costa;
- o presidente da Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), Joaquim José Teixeira Castrillon;
- o presidente do Sindicato dos Policiais Civil (Sinpol/DF), Ciro José de Freitas;
- presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindfisco), Pedro Delarue Tolentino Filho;
- a presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosangela Silva Rassy;
- o presidente da Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União (Agepoljus), Edmilton Gomes de Oliveira;
- o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Borges Leal;
- diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policias Rodovoários Federais (Fenaprf), Renato Antônio Borges Dias;
- vice-presidente da Associação de Polícia do Congresso Nacional (APCN), Antônio Vandir de Freitas.
- um representante da Casa Civil;
- um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog);
- um representante do Ministério da Previdência Social;
- um representante do Ministério da Justiça.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Greve nacional dos Agentes penitenciários na copa das confederações

Ameaça de greve geral dos Agentes penitenciário coloca em risco a Copa das confederações

agente penitenciário bahia

Deliberação da executiva do Rio:
Convocamos toda a categoria para nossa Assembleia Geral Extraordinária, dia 14 de junho, às 17h, em Bangu, para deliberar greve geral durante a Copa das Confederações pela PEC-308/04 e o Veto n. 02/2013, que trata do nosso porte de arma.

“O Rio sempre foi o motor propulsor desta luta e cabe a nós cariocas, agora em laços fora pelo acordo apalavrado descumprido, sermos os precursores do levante nacional, devemos isto aos companheiros de classe Brasil a fora. 
Preparemo-nos então para o combate e mostremos que dentro de um peito carioca bate um coração guerreiro e destemido dos Tupis Guaranis. Assim, esperamos resgatar uma dívida de honra com nossos irmãos Brasil a fora, tempo em que esperamos propulsionar a luta por nossa causa maior, que é nossa segurança e a de nossos lares e familiares”, exclama o presidente Francisco Rodrigues.

PAUTA:

Votação da PEC 308/04 e/ou do veto n. 02/2013, que trata do nosso porte de arma de defesa pessoal.

DIA: 14 de junho de 2013;
HORA: Às 17:00h
LOCAL: Complexo penitenciário de Bangu – Sítio Fazendinha

Fonte:ASPMG

TAG: agente penitenciário, greve nacional dos agentes penitenciários, paralisação dos agentes

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crime organizado, de dentro da cadeia, faz ameaças a Juízes e promotores em SC


Crime organizado: Alvo dos criminosos são juízes e promotores


O Primeiro Grupo Catarinense (PGC), facção criminosa que atua em santa Catarina, insatisfeito com a negativa de regalias em penitenciária, ameaça praticar atentados contra autoridades do judiciário.
Um suposto preso, que também encontra-se ameaçado pela facção criminosa, teria denunciado à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) um plano arquitetado pelos líderes do PGC, que tinha como objetivo inicial assassinar um juíz.
O Governo do Estado de Santa Catarina vem tomando algumas medidas preventivas, iniciando com a criação do Núcleo de Segurança Institucional da Casa Militar do Tribunal de Justiça. 

sábado, 20 de abril de 2013

Agente penitenciário é agredido por presos no Paraná


Agente penitenciário flagra preso com armas e drogas, em seguida sofre agressão

O fato aconteceu no Paraná, na Colônia penal agro-industrial (CPA). O Agente penitenciário Osni Lago Lenhani sofreu agressões por parte de presos da unidade semi-aberto, principalmente pelo detento Lucas Matheus Lopes.
Agente é agredido por presos no Paraná

Ao retornar da saída para trabalho externo, o interno Luciano Almeida da Silva, trazia uma mochila, que ao ser revistada pela vítima, foi encontrado no seu interior, drogas e celulares. O agente Osnir realizou o procedimento normal para a situação, algemando o interno infrator, fato que levou outros apenados, que estavam no local, a irem em defesa do companheiro de cárcere.
Ao notarem que o Agente se mantinha firme no propósito de cumprir com o seu dever, o grupo passou a agredir o servidor com chutes e ponta-pés. No auge do embate, o detento Luciano aproveito a facilidade, fugindo do local.
Os outros apenados que foram em defesa de luciano, também escaparam levando as drogas e os aparelhos celulares, porém, foram recapturados logo em seguida pelos próprios agentes penitenciários. Os objetos foram recuperados e os agressores foram conduzidos as celas para corretivo disciplinar.
Fatos como este estão virando rotina nas unidades prisionais do sistema prisional brasileiro. Lembro de um fato que aconteceu na unidade semi-aberto Colônia Lafaiete Coutinho, onde um preso de alta periculosidade, João Cerqueira, filho de um lendário criminoso da Bahia (Peixe frito), ao fugir deu um soco no Rosto de um Agente penitenciário.
Na ocasião, o agente ainda respondeu procedimento disciplinar, sendo-lhe feito uma indagação por parte da Presidente da Comissão, no mínimo tendencioso: “Quanto você ganhou para receber este soco e deixar o preso fugir?”.
O colega vítima da agressão, na época, passou a sofrer distúrbios psíquicos que o levaram a procurar ajuda de especialista psiquiátrico. Hoje, encontra-se aposentado pela junta médica, todavia, sua vida nunca mais foi ou será a mesma.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Notícias do Brasil e do mundo

Aqui no blog AGENTE PENITENCIÁRIO BAHIA você fica bem informado.

23/04/2013

22/04/2013


20/04/2013












Baralho do crime: Lista de bandidos mais procurados na Bahia

Blog Agente penitenciário Bahia apresenta: o baralho do crime


Ajude a resgatar a paz na Bahia denunciando estas pessoas consideradas de alta periculosidade pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.
Salvador e região metropolitana: 71-3235-0000
Interior: 181

agentes penitenciários bahia

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários

agentes penitenciários


agentes penitenciários


agentes penitenciários


blog agente penitenciario apresenta baralho do crimeblog agente penitenciario ba


blog agente penitenciarioblog agente penitenciario
agente penitenciario bahiaagente penitenciario bahia

agente penitenciario bahiaagente penitenciario bahia
agente penitenciario bahiaagente penitenciario bahia
agente penitenciario bahiaagente penitenciario bahia
agente penitenciario bahia
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia

Cursos grátis

Aqui no blog Agente penitenciário Bahia você encontrará cursos em várias as áreas do conhecimento para diversas finalidades.

HD DE DANIEL - Cursos nas áreas de direito, gestão de conflitos, idiomas, ética nas organizações. Você ainda recebe seu certificado garantido pelo MEC.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Festinha no quartel: Bombeiro faz sexo a três dentro do quartel

Esta matéria  do Portal PM Brasil, compartilhada aqui no blog AGENTE PENITENCIÁRIO BAHIA, serve como alerta aos servidores que insistem em práticas inadequadas ao serviço público.

Rio – Dois bombeiros transformaram o 4º Grupamento da corporação, na Posse, Nova Iguaçu, na Casa da Mãe Joana. Conhecido como o “dotadão”, um cabo levou um casal, que tinha fetiche sexual de transar dentro de uma unidade militar, para o quartel às 23h do dia 22 de junho, uma sexta-feira, do ano passado .
O bombeirão desinibido conheceu a dupla em sala de bate-papo na internet. Sem a menor cerimônia, transou com o casal em uma viatura e ainda tirou fotos eróticas até em uma escada magirus.
As imagens foram postadas na internet. Aí o negócio ficou feio. Além do cabo, um sargento, que permitiu o rala e rola, foi identificado.
Bombeirão desinibido
O cabo e o sargento que deixou tudo correr solto estão encrencados. Foram denunciados à Auditoria de Justiça Militar pelo promotor Paulo Roberto Mello Cunha pelo crime de praticar, ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso, homossexual ou não, em lugar sujeito a administração militar. Pena de 6 meses a 1 ano de detenção.
blog agente penitenciario bahia

Detentos do Mato Grosso postam video de funk no facebook

Deixe seu comentário aqui, ao final da postagem, no blog AGENTE PENITENCIÁRIO BAHIA.

A problemática sobre a falência do sistema prisional brasileiro, onde o Estado perdeu o controle do cárcere, voltou à tona mais uma vez com a exibição no Facebook e em outras redes sociais de um vídeo de música Funk gravado direto do pátio na maior unidade de segurança “máxima” do Mato Grosso, a Penitenciária Central do Estado (PCE), que possui aproximadamente 2 mil internos.
Na gravação os presos exaltam a facção crimosa a que pertencem e mencionam com orgulho os bairros mais violentos do estado.
Por experiência de fatos semelhantes ocorridos aqui na Bahia, a culpa termina recaindo nos ombros dos Agentes penitenciários. Aqueles que administram o sistema prisional procuram a imprensa e diz que vai instaurar inquérito disciplinar para apurar se não houve facilitação por parte de servidores.
Sabe-se que na PCE não foi instalado nenhum tipo de tecnologia para bloquear sinal de aparelhos celulares. Quem deveria ser indiciado por negligência, incompetência e crime de responsabilidade seria o próprio Estado, personificado pelos mandatários do órgão gestor das unidades prisionais que tentam jogar a podridão para debaixo do tapete e culpar os trabalhadores que não passam de meras vítimas desta política de sucateamento do sistema prisional.

Contos engraçados, estórias e histórias do sistema prisional

Contos: O que é isso, Seu funcionário?



Era comum nas unidades prisionais da Bahia, os Agentes penitenciários pegarem o “baba”, famosa pelada , com os presidiários. Os presos escolhiam os seus melhores atletas para enfrentarem o time dos guardas.
Numa destas partidas, havia um presidiário, não me recordo o nome, que era muito habilidoso, havia notícia que ele teria feito parte da equipe de juniores do Bahia nos anos 80. Este interno pegou a bola com extrema habilidade e aplicou dois dribles desconcertantes no agente penitenciário. Não satisfeito com a bela jogada, o atleta dos presidiários, pegou a bola e jogou por debaixo das pernas do guarda. Os presos que estavam na reserva começaram a aplaudir e a zombar o lance do companheiro de cárcere. O Agente irirtado com a caneta (passar a bola por debaixo das pernas do adversário) desferiu um soco no atacante dos internos, levando o público que assistia à partida a gritar em uníssono: O que é isso Seu Funcionário? Respondeu o Agente agressor: Isto é para ele respeitar o guarda. Vamos colegas, levem ele pro castigo por indisciplina. Após este incidente a partida foi encerrada e os outros servidores do presidio convenceram o agente a liberar o presidiário.  


Histórias:Eastern Penitenciária mal assombrada

agente penitenciário


Desenhado por John Haviland e aberta em 25 de outubro de 1829, Eastern State é considerada a primeira verdadeira penitenciária do mundo, apesar do fato de que a Walnut Street Jail, que foi inaugurado em 1776, foi chamado de "penitenciária" tão cedo quanto 1790. A palavra "penitenciária" deriva da palavra "penitência". Sistema revolucionário de Estado oriental de encarceramento, apelidado de "Sistema da Pensilvânia" ou sistema separado , encorajou o confinamento em separado (o diretor estava legalmente obrigado a visitar todos os detidos a cada dia, e os superintendentes foram mandatados para ver cada preso três vezes por dia) como forma de reabilitação.

O Sistema de Pensilvânia foi oposição contemporaneamente pelo Sistema de Auburn (também conhecido como o Sistema de New York), que considerou que os prisioneiros deveriam ser forçados a trabalhar juntos em silêncio, e pode ser submetido a castigos físicos ( Sing Sing prisão era um exemplo de Auburn do sistema). Embora o sistema de Auburn foi favorecido nos Estados Unidos, piso plano radial do Estado Oriental e sistema de confinamento solitário foi o modelo para mais de 300 prisões em todo o mundo.

Originalmente, os presos foram alojados em células que só poderiam ser acessados ​​por entrar através de um pátio de exercícios pequena unida à parte traseira da prisão, apenas um pequeno portal, grande o suficiente para passar as refeições, se abria para os blocos de células. Este projeto se provou impraticável, e no meio da construção, as células foram construídos que permitiram prisioneiros para entrar e sair dos blocos de células através de portas de metal que foram cobertas por uma pesada porta de madeira para filtrar o ruído. As salas foram projetadas para ter a sensação de uma igreja .
agente penitenciário


Alguns acreditam que as portas eram pequenos para os presos teriam mais dificuldade em sair, minimizando um ataque a um guarda de segurança. Outros explicaram as pequenas portas forçaram os prisioneiros a se curvar ao introduzir o seu celular. Este projeto está relacionado à penitência e laços com a inspiração religiosa da prisão. As células foram feitas de concreto com um único vidro clarabóia , o que representa o "olho de Deus", insinuando que os prisioneiros que Deus estava sempre a observá-los. 

Fora da cela, havia uma área individual para o exercício, cercada por muros altos para os prisioneiros não pudessem se comunicar. Cada tempo de exercício para cada prisioneiro foi sincronizado assim não há dois prisioneiros ao lado do outro estaria fora ao mesmo tempo. Presos foram autorizados a jardim e até mesmo manter animais de estimação em seus quintais exercício. Quando os presos deixou a cela, um guarda iria acompanhá-los e envolvê um capuz sobre a cabeça para evitar que sejam reconhecidos por outros prisioneiros. 

Cada cela tinha acomodações que foram avançadas para o seu tempo, que incluiu uma torneira com água corrente ao longo de um autoclismo, bem como tubos de curvas ao longo de parte de um muro que servia de aquecimento central durante os meses de inverno, onde a água quente será executado através da tubos para manter as células razoavelmente aquecida. Os banheiros foram liberadas remotamente duas vezes por semana pelos guardas da cela.
O projeto original do edifício foi por sete blocos de células de um andar, mas pelo bloco de células de tempo de três foi concluída, a prisão já estava acima da capacidade. A partir de então, todos os outros blocos celulares eram dois andares. Perto do fim, blocos de células 14 e 15 foram construídos às pressas devido à superlotação. Eles foram concebidos e construídos por prisioneiros. Cela 15 foi para os piores prisioneiros comportados, e os guardas estavam fechado fora de lá totalmente.
agente penitenciário

Em 1924, o governador da Pensilvânia Gifford Pinchot supostamente condenado Pep "Dog The Cat-Murdering" (um cão real) a uma pena de prisão perpétua no Estado Oriental. Pep supostamente assassinado gato querido da esposa do governador. Registros da prisão refletir que Pep foi atribuído um número de detento (no. C2559), que é visto em sua tiro de caneca. No entanto, a razão para a prisão de Pep continua a ser um assunto de algum debate. Um artigo de jornal informou que o governador doou seu próprio cão para a prisão para aumentar o moral dos presos. 
Em 3 de abril de 1945, uma grande fuga da prisão foi realizada por doze presos (incluindo o infame Willie Sutton ), que ao longo de um ano conseguiram cavar um 97 pés (30 m) túnel descoberto sob a parede da prisão para a liberdade. Durante a reforma na década de 1930 um adicional de 30 incompletos preso cavados túneis também foram descobertos.
Foi designado um marco histórico nacional em 1966. 
A prisão foi fechada em 1971. Muitos prisioneiros e guardas foram transferidos para Graterford Prison , about31 milhas (50 km) a noroeste do Estado Oriental. A cidade de Filadélfia comprou a propriedade com a intenção de reabilitação dele. O site teve várias propostas, incluindo um shopping e um complexo de apartamentos de luxo cercado pelos antigos muros da prisão
Durante a era abandonado (a partir de encerramento até o final dos anos 80) a "floresta" cresceu nos blocos de células dentro e fora das paredes. A prisão tornou-se também o lar de muitos gatos vadios.
Em 1988, a Penitenciária Estadual Task Force Eastern peticionou sucesso prefeito Wilson Goode para deter remodelação. Em 1994, o Estado Oriental foi aberto ao público para passeios históricos.


Contos: Um Salto Muito Azarado




O ladrão já estava preso há mais de cinco anos numa penitenciária do interior do Estado de São Paulo e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de ficar em casa por conta do beneficio do indulto de páscoa.



Assim que o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena cidade do interior. Alí, não resistindo à tentação, na primeira oportunidade que ele teve roubou a carteira e o celular de uma garota.



Depois do roubo à moça começou a gritar muito alto pedindo socorro. Logo apareceu um policial para ajudá-la. Prontamente, o policial saiu em perseguição ao rapaz. Depois de correr atrás do gatuno por mais de quatro quarteirões o policial ficou muito impressionado com a atitude do esperto ladrão.


O Bandido, correndo em altíssima velocidade , estava fugindo do policial, assim que ele entrou numa rua ele viu um grande muro e, pensando ser a área de uma empresa ou outra propriedade qualquer, ele rapidamente escalou o paredão e saltou para o outro lado.

O policial, ao ver aquilo parou de correr imediatamente. Meio atônito e bastante surpreso com a atitude do picareta. O policial, ainda não acreditando no que estava acontecendo, foi até o portão daquela propriedade onde o marginal havia pulado para ver o que é que estava acontecendo lá dentro.

Ao chegar , a primeira coisa que o policial viu foi que o assaltante já havia sido completamente imobilizado por outro homem, que não por acaso, era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.



                          Contos: "Marido seja bonzinho, o fugitivo achou você lindo".


Um prisioneiro consegue fugir da penitenciária depois de 25 anos preso. Ele entra numa casa e pega um casal jovem dormindo no quarto. Ele amarra o marido uma cadeira num lado do quarto e a mulher na cama do outro lado. Ai ele vai na cama e beija o pescoço da mulher. Mas de repente ele levanta e sai do quarto.

O marido, falando o mais baixo possível, diz a sua bela mulher: - Querida, este cara não vê uma mulher ha anos. Eu vi ele te beijando no pescoço e depois saindo as pressas. Por favor, coopera com ele. Se ele quiser transar com você, aceite e finja que esta gostando. Mas por favor não bata nele nem deixe-o nervoso. Nossas vidas dependem disso!
- Querido - responde a mulher - ainda bem que você pensa assim. Você tá certo, ele não vê uma mulher ha anos. Ele não estava me beijando no pescoço, ele estava sussurrando no ouvido. Ele disse que achou você lindo e perguntou se tinha vaselina no banheiro, eu disse que sim e ele foi buscar, seja bonzinho tá!


Contos: "Ah, é do interior, então me dá dois goles"

O fato narrado abaixo foi verídico, ocorreu na Bahia, porém os nomes dos personagens foram trocados para preservar as imagens dos colegas envolvidos.

Indignado com o comportamento inadequado de alguns Agentes, o Chefe de Segurança da unidade de semi-aberto, Sr. Vangelito, reúne os seus subordinados e avisa:
- “A partir de hoje irei punir rigorosamente todo Agente que fizer qualquer tipo de transação ou aceitar coisas vinda de internos (presos)”.

Atencioso com as palavras do chefe de Segurança, o Agente Rubenildo fala para um outro colega de função:
“É, companheiro, se eu já não aceitava nada de preso, agora,  eu não vou nem querer que  me dêem bom dia.
Passou todo o plantão, no pagamento do desjejum, na largada do serviço, o Agente Rubenildo passa um alerta para o Agente Edvaldo:
- Rubenildo: Colega, você tá sentindo um cheiro de café?
- Edvaldo: Sim, está vindo dentre as celas 21 e 22.
- Rubenildo: Companheiro, por experiência, quando os internos colocam café para ferver, é porque estão querendo camuflar o cheiro da maconha.
- Edvaldo: Tá certo, colega, vamos lá verificar.

Rapidamente chegaram às celas suspeitas e, constataram que eram habitada por apenados com idade superior a média dos demais custodiados e originários de regiões interioranas do Estado.
O agente Rubenildo, utilizando de sua larga experiências de  anos trabalhados na Casa de Detenção, disse aos internos:
- Vocês estão escondendo alguma coisa errada nesta cela, terei que fazer um baculejo (revista).
- Um dos internos retrucou dizendo:
- não é nada, Seu Rubenildo. Apenas estamos fazendo um cafezinho. A propósito, o Senhor aceita um golezinho?
- Respondeu Rubenildo: Não posso, não, moral.
- Porque Seu Rubenildo?
- Sabe o que é? Meu chefe disse que iria punir com rigor se algum Agente aceitasse alguma coisa vinda de interno.
- Enfaticamente o preso propositor disse: “ Pode ficar tranquilo, Seu Rubenildo, pois, este café é do interior.
- Surpreendentemente, o Agente Rubenildo, aceitou o café oferecido, utilizando-se do seguinte argumento:
- Ah, é do interior. Então bote dois goles pra mim.
O agente Edvaldo, indignado com atitude antiética do colega, falou:
- Mas, Rubenildo, como é que você faz isto? O que o chefe não vai falar quando souber do ocorrido?
- Respondeu Rubenildo: Não vai falar nada porque ele não vai saber. Nem eu, nem você, não irá falar nada sobre isso.
Ledo engano do Senhor Rubenildo. Ao voltarem dos dias de folgas do serviço, todos os compenentes da equipe foram convocados para saber quem teria cometido uma suposta conduta reprovada pelo chefe de Segurança.
Ao ouvir as reclamações do chefe, prontamente o Agente Rubenildo assumiu a autoria da prática abominável, levando uma contundente bronca do  Senhor Vangelito:
“ Rubenildo, você é uma vergonha para a nossa classe. O que justifica o que você fez?
- O agente Rubenildo tentou se justificar da seguinte maneira: Seu Vangelito, me desculpe, mas os internos disseram que era do interior.
Vociferou o chefe: Ah, quer dizer que se é do interior pode. Saia da minha frente, seu filho da P...

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Agentes Penitenciários impedem fuga de detentos do CDP do Maranhão

Parece que tá virando moda, aqui na UED, em Salvador/Bahia, (Unidade que abriga presos de segurança máxima) não foi diferente. O caso abaixo aconteceu no Centro de Detenção do Maranhão.
blog agente penitenciario bahia




Uma rápida intervenção de agentes penitenciários, na madrugada desta sexta-feira (12), impediu que cinco homens não identificados tentassem explodir - de fora para dentro - o muro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. A ação, caso fosse efetivada, resultaria na fuga de internos da ala alfa daquela unidade prisional.

Os agentes penitenciários depois de ouvirem um barulho vindo da parte externa do CDP, acionaram imediatamente o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), que interviram no que seria o resgate de internos da ala alfa. O Geop ainda foi informado que no local havia cinco homens armados, que fugiram.

Depois da tentativa de resgate, os agentes penitenciários identificaram que as grades da cela 10 da ala alfa estavam serradas. Na ocasião, os presos foram contidos e a situação foi controlada.