Agentes penitenciários e detentos são condenados em Joinville. Foram dois agentes penitenciários, um vigilante, três detentos e uma mulher. Crimes de corrupção e tráfico de drogas vinham de dentro do presídio.
A Justiça condenou sete pessoas presas por crimes como corrupção e tráfico de drogas, efetuados dentro do Presídio Regional de Joinville, no Norte de Santa Catarina. A sentença foi proferida pelo juiz Gustavo Henrique Aracheski, da 2ª Vara Criminal de Joinville, na terça-feira (18) e divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta sexta (21). Foram condenados dois agentes penitenciários, um vigilante do presídio, três detentos e a mulher de um deles.
De acordo com o MP, a maior pena foi aplicada ao ex-agente penitenciário Jefferson da Silva Pinto. Ele foi condenado a 14 anos e sete meses de reclusão, acusado pelos crimes de corrupção passiva, tráfico de entorpecentes, posse de munição para arma de fogo de uso restrito e promover ou facilitar fuga de preso.
A investigação que resultou na denúncia foi realizada no decorrer de 2012 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Joinville, força-tarefa formada pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Polícias Civil e Militar e Secretaria da Fazenda.
Ainda segundo o MP, o objetivo da força-tarefa era apurar a possível participação de servidores públicos em corrupção passiva, facilitação de fuga de presos e entrada de celulares e drogas no estabelecimento prisional.
Os outros condenados são ex-agente penitenciário Euclides Woitexem Neto (quatro anos e três meses), o ex-vigilante Márcio Mafra de Jezus (três anos e um mês), os detentos Joel Meirelles Domingues (11 anos e oito meses), Thelmo Marques (dois anos e oito meses) e Daniel José Torquato (três anos e dois meses), além de Deise Tatiana Ferreira dos Santos (10 anos e um mês), exposa de Joel.
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui! Ele é muito importante para nós.